domingo, 26 de setembro de 2010

CÂNTICO DAS CRIATURAS



         Este é o mais belo cântico composto por São Francisco de Assis, escrito quase no final de sua vida quando, praticamente cego, não conseguia mais enxergar a beleza da criação. É considerado a primeira grande expressão poética da língua italiana, que naquela época estava ainda nascendo. De fato, esse canto não foi escrito em latim, mas em língua vulgar, ou seja, a língua falada pelo povo simples da região de Assis .



Mosteiro de
São Damião

         No mês de março de 1225, São Francisco visitou Santa Clara e suas irmãs em São Damião. Como a enfermidade dos seus olhos piorava cada vez mais, ele precisou ficar hospedado por três meses numa cela junto ao mosteiro, destinada ao capelão das irmãs. Por insistência de Frei Elias, São Francisco se submeteu a um tratamento dos olhos, mas de nada adiantou. Numa certa noite, atormentado pelas dores, ele ditou esse belo cântico como um grito de louvor ao Deus Altíssimo, que reveste toda a sua criação de beleza e bondade. 
        
        
         Na obra chamada Espelho de Perfeição (2EP 119), o autor nos informa que “quando a doença mais se agravava, ele começava a cantar os louvores do Senhor pelas criaturas, que ele tinha composto, e depois mandava que seus companheiros os cantassem, para que, em consideração aos louvores do Senhor, ele esquecesse a dureza de seus sofrimentos e enfermidades.
     

        
         E porque considerava e dizia que o sol é a mais bela de todas as criaturas e mais pode assemelhar-se a Deus, tanto que na Escritura o Senhor é chamado de Sol da Justiça (cf. Mt 4,2), por isso, ao dar um nome aos Louvores das criaturas do Senhor, que havia composto quando o Senhor lhe garantiu a posse de seu Reino, chamou-os de Cântico do Irmão Sol”.

 Frei salvio Romero,
Eremita Capuchinho.



Cântico do Irmão Sol ou Louvores das criaturas




"Altíssimo, onipotente, bom Senhor
Teus são o louvor, a glória e a honra e toda a bênção.
Só a ti, Altíssimo, são devidos
E homem algum é digno de mencionar-te.




Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas,
Especialmente o senhor irmão sol
Que clareia o dia e com sua luz nos alumia.
E ele é belo e radiante com grande esplendor,
De ti, Altíssimo, traz a imagem.




Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã lua e pelas estrelas
Que no céu formaste claras e preciosas e belas.




Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão vento,
E pelo ar e pelas nuvens e pelo sereno e por todo o tempo,
Pelo qual às tuas criaturas dás sustento.





Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água
Que é muito útil e humilde e preciosa e casta.




Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo,
Pelo qual iluminas a noite.
E ele é belo e agradável e robusto e forte.





Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã, a mãe terra,
Que nos sustenta e governa,
E produz diversos frutos e coloridas flores e ervas.



Louvado sejas, meu Senhor, pelos que perdoam por teu amor,
E suportam enfermidade e tribulação.
Bem-aventurados aqueles que as suportarem em paz,
Porque por ti, Altíssimo, serão coroados.



Louvado sejas, meu Senhor, por nossa irmã, a morte corporal,
Da qual nenhum homem vivente pode escapar.
Ai daqueles que morrerem em pecado mortal:
Bem-aventurados os que ela encontrar na tua santíssima vontade,
Porque a morte segunda não lhes fará mal.




Louvai e bendizei ao meu Senhor, e rendei-lhe graças,
E servi-o com grande humildade".

(São Francisco de Assis)

Um comentário:

  1. Não passa uma noite, durante vários anos que eu não tenha que agradecer a São Francisco todas as noites por bençãos a mim e meus familiares, por mostrar-me em avisos e sonhos ou visões de algo ruim esta para acontecer quando isso acontece eu clamo a Deus e São Francisco seja o que for que estiver acontecendo, naquele momento da minha percepção eu o invoco e do alto do céu me conduz a chegar no momento certo e impedir varias situações que poderiam ser fatais, e quando ausente eu peço a ele que esteja do lado e proteja o que estiver acontecendo, eu não saberia relatar todas as situações perigosas que filhos meus passaram mas por intercessão de São Francisco e sobre os cuidados dele eu entreguei minha vida a da minha família e familiares

    ResponderExcluir