quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Refeição na Porciúncula: Santa Clara e São Francisco
(baseado em Fioretti 15)









“São Francisco, quando estava em Assis, frequentes vezes visitava Santa Clara, dando-lhes santos ensinamentos”. Ela tinha grande desejo de comer uma vez com o santo pai, mas ele sempre resistia a dar-lhe esta santa consolação.


Incentivado por seus frades, o pai Francisco decidiu realizar aquele piedoso desejo de Santa Clara, dizendo: “Quero que esta refeição se faça em Santa Maria dos Anjos, pois foi ali que nossa irmã Clara foi consagrada ao Senhor, tornando-se esposa de Jesus. Ali comeremos juntos em nome de Deus”.








Quando chegou o dia marcado, “Santa Clara saiu do mosteiro com uma companheira, e, acompanhada pelos companheiros de São Francisco, chegou a Santa Maria dos Anjos e saudou a Virgem Maria” diante do altar onde tinha sido consagrada ao Senhor.


Chegada a hora do jantar, São Francisco mandou pôr a mesa sobre a terra nua como de costume. Sentaram-se São Francisco e Santa Clara juntamente com os frades e a companheira da santa.


O Pai São Francisco começou a falar tão bonito sobre Deus e suas maravilhas que logo todos ficaram arrebatados. E, assim, arrebatados permaneceram por muito tempo com os olhos e as mãos erguidos para o céu.







Os habitantes de Assis e da região viram de longe que a igrejinha de Santa Maria dos Anjos e todo o bosque ao seu redor estavam em chamas. Parecia que um terrível incêndio tinha tomado a casa dos frades na Porciúncula.


Os homens de Assis e da região correram apressadamente para ver o que se passava em Santa Maria da Porciúncula. Mas, chegando ao lugar e não encontrando nada queimando, “entraram dentro e acharam São Francisco com Santa Clara e com toda a sua companhia arrebatados em Deus em contemplação e assentados ao redor desta humilde mesa”. Era fogo divino e não fogo material! Era fogo divino que fazia arder os corações daqueles santos frades e santas monjas.









Após aquela santa refeição, Santa Clara voltou ao mosteiro de São Damião bem acompanhada pelos frades de São Francisco, alegrando-se muitíssimo no Senhor.


Em louvor de Cristo. Amém.









Paz e bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário